Aromaterapia

aromaterapiaAromaterapia é uma técnica que trabalha com as propriedades curativas e terapêuticas das moléculas químicas presentes nos óleos essenciais, que se derivam das plantas. No nível físico agem auxiliando o organismo a restabelecer o equilíbrio e as defesas naturais do corpo. Através dos aromas os óleos essenciais também auxiliam a alcançar estados de relaxamento (combatendo insônia e ansiedade) ou revitalização (estimulando a concentração), pois acessam o nosso sistema límbico, por meio do sentido do olfato. Sua ação, portanto, auxilia o processo de auto-regulação do organismo humano.

No nível físico agem auxiliando o organismo a restabelecer o equilíbrio e as defesas naturais do corpo. Em nível mental e emocional, os óleos essenciais, através dos aromas, auxiliam a alcançar estados de relaxamento (combatendo insônia e ansiedade) ou revitalização (estimulando a concentração, por exemplo), pois acessam o nosso sistema límbico, por meio do sentido do olfato. Sua ação, portanto, auxilia o processo de auto-regulação do organismo humano em um sentido holístico.

Alguns autores como Robert Tisserant afirmam que o aroma excitante do grapefruit e da sálvia sclarea, por exemplo, estimulam o tálamo a secretar encefalinas, analgésicos naturais que também induzem o corpo a uma sensação de bem estar geral. Acredita-se que o aroma afrodisíaco do ylang ylang, por sua vez, estimula a pituitária a secretar endorfina e outros hormônios na corrente sanguínea que irão estimular a libido.

A utilização dos óleos essenciais no dia a dia transforma os pequenos rituais diários em momentos de prazer e reconexão com a natureza. A aromaterapia tem servido como importane apoio a tratamentos tradicionais de saúde e na cosmetologia, por sua eficácia e facilidade de utilização. Na cosmetologia, por exemplo, ela pode ser utilizada como coadjuvante em tratamentos de redução da celulite, edemas, perda de peso, queda de cabelo, entre outros.

A aromaterapia é bastante versátil podendo ser utilizada de diversas maneiras: em combinação com a massagem e reiki, fricção, inalação, compressas, aromatização, assepsia ambiental, cosmética e banhos.

Tisserand pontua que a essência de uma planta é como a sua personalidade. Todos os animais, inclusive os humanos, tem seu odor característico. Em geral não temos consciência do nosso cheiro, mas em nível subconsciente ele pode influenciar nossos sentimentos e comportamentos muito mais do que podemos imaginar.

Desse modo, os óleos essenciais atuam em níveis distintos: a) agem sob o corpo físico de várias maneiras e muitos tem propriedades antibacterianas poderosas; b) atuam em nível psicossomático, trazendo maior bem estar através da terapia dos aromas; e c) ajudam a equilibrar os fluxos sutis de energia do corpo.

Conheça outras técnicas: